Notícias úteis                

Conceitos úteis para conhecimento de possuidores de Imóveis Rurais.

 

 

 

 

Módulo Rural, constitue uma unidade de medida, expressa em hectare, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica do imóvel rural, a forma e as condições de seu aproveitamento econômico. De acordo com o Estatuto da Terra, o imóvel rural que, direta e pessoalmente, explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalhado com ajuda de terceiros.

 

 

 

Módulo Fiscal é uma unidade de medida, também expressa em hectare fixada para cada município, instituída por lei, que leva em conta, o tipo de exploração predominante no município, a renda obtida com a exploração predominante, outras explorações existentes no município que, embora não predominantes, sejam expressivas em função da renda ou da área utilizada.

 

O módulo fiscal, serve de parâmetro para a classificação fundiária do imóvel rural quanto a sua dimensão e de conformidade com a lei em:

 

a)Minifundio- imóvel rural de área inferior a um (01) modulo fiscal.

b)Pequena Propriedade- imóvel rural de área compreendida entre um (01) e quatro (04) módulos fiscais.

 

c)Média Propriedade- imóvel rural de área compreendida entre quatro (04) e quinze (15) módulos fiscais.

 

d)Grande Propriedade- imóvel rural de área superior a quinze (15) módulos fiscais.

 

Georreferenciamento: A palavra Geo-significa terra e referenciar- tomar como ponto de referencia. 

Georreferenciar é situar o imóvel rural no globo terrestre, e estabelecer um endereço para este imóvel na terra, através de levantamentos topográficos. Serve para a regularização registral  dos imóveis rurais, segundo a nova legislação, Lei 10267/01 e Decretos 4.449/02 e 5.570/05.

 

Fonte: Site do INCRA e Agrolink.com.br

 

Você sabia:

Que a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 1973, com a finalidade de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

E que está presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.

Agora que você já sabe, consulte o site www.embrapa.gov.br  e saiba mais!

Fonte: Site da Embrapa.

 

CURIOSIDADES:

Você sabia que a principal raça bovina do país, a" Nelore", originária da India,na realidade possui o nome de "ongole":

Segundo o informe publicitario "agro Guia", publicação mensal março de 2012, do Jornal  Folha de São Paulo a razão é de que entre os anos de 1900/1920, na India, todo o gado " ongole", adquirido pelos brasileiros  antes de embarcarem para o Brasil, eram levados à Provincia de Nelore. Dai  surgiu o nome nelore, o gado "ongole",.  destinado  aos brasileiros.

Curiosidades sobre gado.

O animal é classificado como:

Bezerro até 08 arrobas, atingindo esse peso em até 18 meses.

Garrote fica entre 08 e 11 arrobas e normalmente atinge o peso em no máximo 24 meses.

Boi magro pesa entre 10 e 12 arrobas e deixa de ser boi magro depois de 30 meses.

Boi erado pesa entre 12 e 18 arrobas e atinge esse peso em 36 meses. 

Nesse ponto é considerado boi gordo.

*CURIOSIDADES PARA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO   (fonte:www.agricultura.gov.br)

Animal de estimação para viagem internacional necessita tirar Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos ou certificado Veterinário Internacional, (CVI), que são  emitidos gratuitamente pelo Vigiagro e pelas superintendências federais de agricultura nos estados.

*Veja em www.agricultura.gov.br, quais paises exigem um ou outro documento antes de planejar sua viagem.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo-informe publicitário- Agro Guia, março de 2012, Edição 01/ano 01. Parte integrante do Jornal  Folha de Sâo Paulo,  datado de 25/03/2012, internet e  no www.agricultura.gov.br.